De acordo com o Provimento número 47 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os cartórios de Registro de Imóveis de todo País devem estar integrados em um sistema de pesquisa online até o fim de junho. Além de facilitar o acesso às informações dos cartórios à administração pública e ao Poder Judiciário, o serviço informatizado proporciona economia e agilidade também para os usuários em geral, contribuindo para redução de custos no mercado.
O primeiro passo já está sendo dado com a digitalização de todas as matrículas, que são fichas com o histórico de cada um dos imóveis. Os Registos de Imóveis de São Paulo e Rondônia já disponibilizam totalmente a consulta aos cidadãos por meio da Central Registradores de Imóveis. Os cartórios do Acre, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina integraram essa mesma central e estão em fase de digitalização para disponibilizar os dados por completo. Os demais estados estão digitando e digitalizando os dados, para integrarem a Central Registradores ou centrais próprias para disponibilizar e integrar as informações entre os ofícios nacionalmente.
Para falar sobre o assunto, que trará economia e agilidade aos negócios e para a população, sugerimos a porta-voz da Associação dos Notários e Registradores do Brasil – Anoreg-BR para o tema, Patrícia Ferraz. A entidade congrega mais de 16 mil cartórios distribuídos em todos os estados, municípios brasileiros e na maioria dos distritos, que empregam direta e indiretamente mais de 500 mil pessoas.---
Sobre a Anoreg-BR
A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) congrega mais de 16 mil cartórios distribuídos em todos os estados, municípios brasileiros e na maioria dos distritos, que empregam direta e indiretamente mais de 500 mil pessoas. Entre os objetivos da atividade destacam-se: a garantia de autenticidade, segurança e eficácia a todos os atos jurídicos. A entidade nacional tem legitimidade, pelos poderes constituídos, para representar todas as especialidades em qualquer instância ou tribunal, operando em harmonia e cooperação direta com outras associações congêneres. Acesse: www.anoreg.org.br.